quarta-feira, 5 de junho de 2013

Por uma troca mais saudável - II parte

Olá!

Voltando com esse tema, que muitas pessoas gostaram, trago mais dicas para escolha de uma opção mais saudável. E ao mesmo tempo seguindo a linha de que vc não precisa abrir mão de uma comida saborosa.

As dicas de hoje são voltadas para opções sempre vistas como inimigas principalmente nos fins de semana! Vamos saber escolher o que oferece mais vantagens. Lembrando sempre que a quantidade é importante, consuma com moderação!

Batata inglesa preferir ---> BATATA-DOCE
Ambos são alimentos excelentes, com uma quantidade considerável de carboidratos, vitaminas e minerais. A principal diferença está no  índice glicêmico da batata-doce que é menor, ou seja, é uma grandeza que mede a velocidade com que a glicemia aumenta no sangue, o açúcar chega mais lentamente ao sangue deixando vc por mais tempo saciado. E tirando as calorias da batata inglesa que são menores quando comparamos as duas, as vantagens da batata-doce são maiores! Cálcio, ferro, fósforo, vitA, vitC e riboflaviana estão em maior quantidade na batata-doce.


Molho Branco preferir ---> MOLHO VERMELHO
Para a escolha do molho que vai acompanhar sua massa, opte pelo molho vermelho que  tem menos gordura. O molho branco, geralmente feito com leite, engrossado e vários tipos de queijos o torna muito calórico. E além desse fato, o tomate é excelente fonte de vitaminas e sais minerais. E todas essas características são mantidas no molho de tomate, inclusive o baixo teor calórico. A diferença entre o tomate in natura e o molho é quantidade de licopeno, um antioxidante (evita o envelhecimento precoce e proteção contra algumas doenças), onde o molho de tomate apresenta uma quantidade maior de licopeno, mesmo com o processo de cozimento, sendo melhor absorvido pelo organismo.
O molho de tomate é muito prático, saboroso e nutritivo, e este molho que indico e adoro é feito com tomate sem a pele e sem as sementes (Passata). Muito saboroso! Apenas o preço é um pouco salgado, em torno de R$8,00, mas compensa... E apenas 24kcal em 60g.                                                  




Arroz Branco preferir ---> ARROZ INTEGRAL
As calorias dos dois tipos de arroz são praticamente iguais, arroz branco tem 128kcal (100g) enquanto o integral possue 124kcal. Mas é na composição nutricional que a vantagem do arroz integral compensa. Com textura fibrosa, ele tem proteínas, rico em minerais e vitaminas do Complexo B e gordura benéfica à saúde. O arroz branco durante seu processamento perde muitos de seus nutrientes, é rico em carboidrato e pobre em proteína. O integral também apresentam também índice glicêmico menor e maior quantidade de fibras quando comparado com o arroz branco, as fibras além de favorecerem o funcionamento intestinal pode trazer outros benefícios para a saúde.
Sei que não é fácil para quem não está acostumado com o arroz integral começar a se adaptar com seu sabor, mas vai uma dica, para quem consume 4 colheres de sopa de arroz numa refeição, pode colocar uma colher de sopa de arroz integral e 3 colheres de arroz branco. Depois passa para 2 colheres de cada e posteriormente vai estar com as 4 colheres de integral. Vale a tentativa.... elembrando que o arroz integral leva um pouco mais de tempo para cozinhar!

Cerveja preferir ---> VINHO
A cerveja é o que chamamos de caloria vazia, não fornecem nutrientes somente calorias. O vinho dito como alimento funcional por conter conter polifenóis, antioxidantes naturais. Podem ajudar quando consumidos com moderação na prevenção de doenças cardiovasculares através de sua ação antioxidante. A sugestão de algumas pesquisas é uma taça de vinho tinto por dia, com exceção às pessoas que tem patologias em que a bebida alcoólica é proibida ou em outros casos.
150 ml de cerveja possue 63,7kcal enquanto a mesma quantidade de vinho tinto tem 108kcal.
Vcs puderam observar que as dicas de hoje não estão preocupadas com as calorias e sim com o que podem oferecer de vantagens!!! Aproveitem!!!

Até a próxima
bye, bye
by Alê

4 comentários:

  1. Que bom que gostou! Obrigada por nos acompanhar!
    bjs Alê

    ResponderExcluir
  2. Substituí a batata inglesa pela baroa. O q acha? Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Rafaela ótima escolha tb, a batata baroa assim como a batata doce são mais nutritivas do que a batata ingles. É ótima para a digestão e, por isso, é recomendada para crianças, idosos ou pessoas com algum tipo de doença.
    Lembrando, qual for a batata escolhida, a melhor opção de preparo é sempre a cozida ou assada, que pode ser com ervas, azeite ou ainda na forma de sopa ou purê. A fritura aumenta muito o valor calórico além de poder trazer prejuízo para sua saúde.

    bjinhos!!!
    Alê

    ResponderExcluir