quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Danoninho NÃO vale por um bifinho!!!!!

Quem aqui lembra da propaganda dos anos 80 que falava "DANONINHO VALE POR UM BIFINHO" ???
Esse tipo de propaganda de uma certa forma estimulava às mães darem aos seus filhos um Danoninho no lugar de uma refeição completa, principalmente quando a criança tinha dificuldades para se alimentar....
 
Mas após pesquisas e protestos, inclusive do Conselho de Nutricionistas, essa propaganda foi retirada do ar. Em países europeus, como Alemanha e Áustria, também tiveram as propagandas retiradas do ar. O Danoninho está presente em 33 países.
 
Porque foi retirada do ar? Simples... propaganda enganosa!!!! O Danoninho não vale por um bifinho!!  As calorias do Danoninho resultam do alto teor de açúcar e gordura, sem alcançar o nível das proteínas de um bife.
O Danoninho é um petit suisse, queijo fresco não maturado, adicionado de minerais e vitaminas, e polpa de frutas.... fora os conservantes, açúcar e outras porcarias! O que diferencia do iogurte é retirada do soro do leite resultando numa consistência mais densa. Em sua composição não tem adição de sódio mas contém glutén e traços de castanha de caju, atenção maior para crianças com alergias!
 
Numa pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor revelou que petit suisse tem açúcar e conservantes demais e ao contrário não possui toda aquela quantidade de proteínas, minerais e vitaminas que declaram no rótulo! Outra conclusão que chegaram foi a quantidade de açúcar de absorção rápida presente nesse produto está bem acima do ideal de consumo para crianças, por exemplo, crianças de 4 a 6 anos consumindo um potinho de petit suisse estaria consumindo 32% do limite diário, sendo o ideal 10%!!!!!!!
 
Outro questão que deve ser chamada atenção é o fato desse produto ser consumido muitas vezes como sobremesa, NÃO PODE!!! Sendo o Danoninho um produto lácteo quando consumido após uma refeição atrapalha a absorção de ferro pelo organismo.
 
Não estou obrigando a retirarem esse produto de vez das crianças, apenas chamo a atenção para a composição dos produtos e seus benefícios, afinal nós nutricionistas atuamos na tentativa de melhorar a qualidade da alimentação das pessoas!
 
Quer um super dica? Faça seu danoninho caseiro, utilizando iogurte natural (sem açúcar), fruta da preferência da criança (banana, morango, pera) e gelatina sem sabor, bata tudo no liquidificador e deixe um pouco na geladeira. Se precisar adoçar utilize mel, mas somente se a criança tiver mais de 1 ano! Se vc quiser fazer a mudança do produto industrializado para essa receita caseira, guarde a embalagem do produto, lave e faça seu danoninho nas embalagens, dessa forma pode passar despercebido pela criança. Vale à pena tentar. Ahhhhh esse alimento se for consumido que seja no café da manhã ou no lanchinho da tarde, OK?

Me contem suas experiências!

Até a próxima
by Alê



Nenhum comentário:

Postar um comentário