domingo, 13 de julho de 2014

Esclarecimento

De acordo com o código de Ética da minha profissão "no contexto das responsabilidades dos profissionais nutricionistas são-lhe vedadas realizar consultas e diagnóstico nutricionista, bem como prescrição dietética, através da internet ou qq outro meio de comunicação que configure atendimento não presencial".
Os posts aqui publicados de forma alguma eram direcionadas para alguém específico. Eram dicas para todos em geral para conseguir uma vida saudável. Antes que possa haver uma ambigüidade nas informações aqui postadas resolvi encerrar o blog. 
O Conselho Regional de Nutrição chegou a se reunir esse mês para discutir essa situação um pouco descontrolada das informações que se encontram na internet. É preciso saber discernir se as informações encontradas na mídia possuem base confiável, ou seja, tenham conteúdo verdadeiro e fundado em comprovações cientificas! Não é confiável (e nem aceitável) uma pessoa, que se consultou uma vez com um profissional da saúde, achar que pode dar orientações sobre o que é melhor pra sua alimentação, isso não tem cabimento! Ou mesmo ler em qq revista uma receita qualquer e dizer que serve pra tal função sem comprovar tal propriedade! E muito menos não ter formação na área de saúde para dar orientação.
Com isso, me retiro, muito triste, mas consciente de que tudo aqui publicado tem fundamento!  Bjs e até! 

terça-feira, 3 de junho de 2014

O que vc precisa saber sobre biscoitos cream craker/água e sal

Olá pessoal!

Hoje venho falar sobre um alimento que esta presente em 99% do cardápio de pessoas que querem perder peso, BISCOITO CREAM CRAKER e de ÁGUA E SAL. Em minhas pesquisas até achei uma dieta composta basicamente desse biscoito, fazendo parte da café da manhã, almoço e jantar, prometendo uma perda de até 7kg por semana!! Por favor né?! Me poupem! Isso não se alimentar, é passar fome!!!!!

Biscoito Cream Craker e Biscoito de Água e sal são bem parecidos quando se observa seus ingredientes e sua composição nutricional. Ambos são basicamente feitos de farinha, fermento, água, sal e uma boa dose de gordura saturada. Isso mesmo gordura! A diferença está no fato que o cream craker possui maior quantidade de gordura e teor de sódio, sendo desaconselhável para pessoas com hipertensão.

A gordura é utilizada com o objetivo principal de melhorar as características físicas, sensoriais e de conservação do alimento. No caso do biscoito a gordura o deixa mais crocante.

Pesquisas realizadas ao longo dos anos para a verificação da composição de alguns alimentos industrializados, constataram certa quantidade de ácidos graxos trans em vários alimentos como biscoitos, sorvetes, sopas prontas, entre outros, não vinham sendo informada de forma adequada. Onde muitos desses produtos não informavam em seus rótulos a quantidade verdadeira desse componente e de outros componentes também, como sódio e proteínas.

Ácidos graxos trans (AG trans) são um tipo de gordura proveniente do processo de hidrogenação natural ou industrial, estando relacionadas principalmente ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares; elevação do LDL (colesterol ruim) em grau similar ao causado pelos ácidos graxos saturados (que se deposita nas artérias) ; diminuição do colesterol bom, o HDL. Na ausência de AG trans na composição de um alimento existe a presença de gordura vegetal interesterificadas, que podem ser até mais danosos que o AG trans segundo pesquisas recentes.

O rótulo nutricional e a embalagem desses biscoitos devem ser observados com muita atenção. Porque em decorrências dessas pesquisas foram constatadas que não existe uma conformidade da quantidade de AG trans utilizada entre as várias marcas existentes no mercado. (SANTOS, C.M. et al., 2013).

Vamos à prática!! 
1) Observe o rótulo nutricional do biscoito, atentando para a presença de AG trans. Mas somente isso não é suficiente para estar livre desse vilão. Existe uma brecha na nossa legislação que diz "quantidade menor ou inferior a 0,1g de gordura trans em uma porção é considerada uma quantidade não significativa pela legislação e pode ser declarado no rótulo nutricional com ZERO g ou NÃO CONTÉM" (RDC n.54/2012). Pois é! Tem o AG trans mas não é declarado, mesmo sendo na porção já é motivo suficiente para sermos informados, nisso as empresas saem ganhando.

2) Observe a composição do produto. Se estiver escrito GORDURA VEGETAL HIDROGENADA, não tenha dúvida que contém AG trans!! De acordo com a Proteste (Aassociação sem fins lucrativos para a defesa dos direitos do consumidor ) existem 23 diferentes identidades para o AG trans, entre eles: gordura hidrogenada, gordura vegetal hidrogenada, gordura hidrogenada de soja, entre outros. Achou esses nomes na relação dos ingredientes, bingo!! Agora se vc achar gordura vegetal, gordura vegetal de soja ou margarina vegetal hidrogenada, podem ou não conter AG trans. Outro detalhe, ingredientes não são listados na embalagem de maneira aleatória, o primeiro ingrediente é o que tem maior quantidade utilizada e por aí vai... Repare que a gordura utilizada está sempre entre os primeiros ingredientes listados.

Alguns exemplos abaixo:
  • Biscoito Levíssimo Craker Bauduco: 30g - 135kcal (na composição GORDURA VEGETAL)
    Gorduras totais
    4,4g
    Gordura saturada
    1,8g
    Gordura trans
    0g
    Sódio
    150mg
  • Biscoito Tostines Água e sal Nestlé:  30g - 123kcal (na composição GORDURA VEGETAL HIDROGENADA)
    Gorduras totais
    3,0g
    Gordura saturada
    0,8g
    Gordura trans
    0g
    Sódio
    173mg
  • Biscoito Cream Craker Mabel: 30g - 135kcal (na composição GORDURA VEGETAL HIDROGENADA)
    Gorduras totais
    4,3g
    Gordura saturada
    0,9g
    Gordura trans
    1,5g
    Sódio
    278mg
O ideal é fugir desses produtos, 5 biscoitos equivalem em média a 1 pão francês em questão de calorias. Uma saída? Prefira a velha e boa torrada!! E claro a torrada caseira, afinal pão francês é um alimento muito menos processado, com menos gordura e proporciona maior saciedade, o problema está no teor de sal. Só que não pode-se ignorar o fato de que a torrada vem do pão, em excesso não ajuda no resultado da balança. Não vão sair por aííííí comendo pão francês à vontade... kkkkk 3 unidades são suficientes. Vamos consumir com moderação!

Um emagrecimento saudável requer uma alimentação equilibrada juntamente com a prática de atividade física e de preferência orientada por um nutricionista.

É isso aí! até a próxima!

bjs

by Alê

terça-feira, 27 de maio de 2014

Na onda da Tapioca


Ainda pequena quando eu morava na minha querida terrinha, Belém do Pará, nos fins de tarde era de costume ir à pracinha atrás de barraquinhas de tapioca, feita na hora com manteiga quentinha! Que delícia! Ahhh que saudade. 

Na minha última ida a Teresópolis, região serrana aqui no Rio de Janeiro, achei uma barraca que vendia tapioca na feirinha tradicional da cidade, a fila estava ENORME!!!!!! Sério, até desisti. O motivo da procura? Vcs já vão entender...

tapioca, também conhecida como beiju, é o nome de uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena, típica das regiões Norte e Nordeste, feita comfécula extraída da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, tapioca, goma seca, polvilho ou polvilho doce. Essa iguaria sendo espalhada em uma chapa ou frigideira aquecida, coagula-se e vira um tipo de panqueca ou crepe seco.

A tapioca vem sendo consumida por muitas pessoas que desejam perder peso. Ela entra no cardápio substituindo o pão com algumas vantagens sobre ele. É um alimento prático e com poucas calorias. O que o torna uma bomba calórica é o recheio que é escolhido...

Em sua composição não contém gordura, glúten e sódio e não é necessário utilizar o óleo em seu preparo, ela é composta apenas de um único componente, a fécula de mandioca. Tem como principal nutriente o carboidrato (amido), baixo teor de fibras e proteínas.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Porção de 20g (1 colher de sopa)
Quantidade por porção
%VD (*)
Valor Energético
     66 kcal
%
Carboidratos
16 g
 5 %
Proteínas
0 g
  0 %
Gorduras Totais
0g
0 %
  Gorduras Saturadas
0 g
0 %
  Gorduras Trans
0 g
**
Fibra Alimentar
0 g
0 %
Sódio
 mg
0 %
(*)Valores diários com base numa dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
(**) VD não estabelecido.

                                                            FONTE: TACO 4, 2011

Tendo como fonte principal o amido, consumido em excesso engorda sim, afinal não deixa de ser um carboidrato, sendo ideal consumir de 1 a 2 unidades por dia, senda cada uma feita com 2 e colheres de sopa (40g) e sem os recheios calóricos. Evitar leite condensado, chocolate, doce de leite, manteiga. Dar preferência ao azeite, queijos magros, folhas, frutas, legumes, ovo, alimentos que agreguem valor nutricional e fibras à tapioca. Ela possui alto índice glicêmico (IG), elevando a ação da insulina e sendo absorvida rapidamente, ou seja, diminui a saciedade. Ótima opção para pré-treino por essa rápida digestibilidade e garantir uma boa quantidade de energia, mas em contra partida não é bom pra quem deseja emagrecer ou controlar o diabetes, para aumentar essa saciedade basta acrescentar Chia à massa, já falei aqui no blog, reduzindo o IG e agregando uma boa quantidade de ômega 3.

Modo de preparo é muito simples, basta comprar a goma de tapioca já hidratada, uma frigideira e seguir as instruções da embalagem, não tem mistério. Não esquecer de acrescentar a chia à massa. Agora, o que pode-se usar como recheio que não torne a tapioca uma vilã na sua alimentação? Algumas sugestões abaixo:

Para café da manhã ou lanche
  • ovo mexido com orégano
  • geléia sem açúcar
  • frutas da estação
  • banana aquecida no microondas com canela


Para almoço ou jantar
  • ricota com tomate e orégano
  • ovo mexido com seleta de legumes
  • Pizza (substitui a massa tradicional por uma tapioca) colocando molho, mussarela de búfalo manjericão
  • frango cozido desfiado com cenoura e brócolis

O valor médio de um pacote de 1kg é R$5,00. Muito bom!
Ahhhh, vale também comer ela pura com um cafezinho!

É isso aí, espero que aproveitem essa dica. Muito bom estar de volta!
Até a próxima, bjs

by Alê




segunda-feira, 26 de maio de 2014

De volta!

Olá pessoal!

No mínimo vcs devem estar achando q a gente havia desanimado com o BLOG SOS DAS MARIAS né?!? Abandonado de vez? Mas NÃO! Infelizmente desde outubro do ano passado minha vida e da Renata tomaram um rumo q ninguém esperava.... Coisas da vida! 

Não cabe aqui entrar em detalhes, mas um dos principais "baques" foi a mudança de Renata para outro estado! Muito choro e saudade, mas tudo acontece por um motivo e temos q tirar proveito de tudo de Deus nos proporciona! Ele sabe de tudo! 

Bom, com a poeira baixada e muitas amigas que perguntavam qd voltariam os posts, resolvi voltar!!!  Minha querida Renata está convidada para qd quiser postar novamente sobre moda e tendências, qd ela puder e se puder! Infelizmente não sou "expert", como minha amiga, qd o assunto é moda, não é minha praia, então, os posts sobre dicas, produtos, alimentação e vida saudável voltarão! 

Já me questionaram pq não crio um novo blog? No momento não, pretendo dar continuidade a nosso projeto inicial, não sei fazer nada pela metade, tenho q ir até o fim!  Quem sabe mais à frente eu mude de idéia...

Além de voltar com os posts no SOS DAS MARIAS também voltei a clinicar, isso mesmo! Havia parado para me dedicar a pesquisa, mas vou "andar" com os dois. 

Bom, de fôlego recuperado e seguindo em frente quero novos desafios, novos caminhos e novas escolhas! 


ESTOU DE VOLTA!
bjs Alê