Oi gente!
Em minha busca por receitas saudáveis diferentes me deparei uma de NHOQUE DE QUINUA, resolvi então compartilhar com vcs as vantagens desse alimento sagrado dos Incas.
Quinua é muita vezes classificada como cereal, mas pelo ponto de vista da botânica é um pseudocereal porque na verdade é da família do espinafre. As folhas verdes da quinua são comestíveis, mas as sementes que são usadas com maior frequência.
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) considerou a quinua como o melhor e mais completo alimento de origem vegetal para consumo humano, fazendo parte inclusive da dieta dos astronautas da NASA.
Excelente fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, como falei no post do macarrão, esse tipo de carboidrato leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Tem vitaminas (C, E e principalmente do complexo B), sais minerais(ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco e outros) e gordura da boa (ômega 3). Não contém glúten.
A quantidade de ferro presente nesse alimento não ganha da quantidade desse mineral presente nas carnes mas dentre os cereais ele é o primeiro. É ferro suficiente para convencer os especialistas de que a quinua seria uma excelente solução para casos de anemia. Em cada 100g são 10,9 miligramas o que não deixa de ser uma ótima notícia para os vegetarianos! Pois conseguem esse mineral substituindo o consumo de carne vermelha sem prejudicar o organismo.
A quinua tem vantagem quando comparada às carnes, é livre da gordura saturada presente nas carnes. O ômega 3 presente no grão limpa as artérias.
Possuem altos teores de fibras, favorecendo o funcionamento do intestino além de ajudar a emagrecer prolongando a saciedade.
Mas são as proteínas de alto valor biológico que fazem desse grão uma grande estrela! A combinação dos aminoácidos (estrutura das proteínas) é semelhante ao do feijão com arroz que já são famosos por terem uma espécie de combinação perfeita. Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes responsáveis pela formação de uma proteína completa e de boa absorção, o que é quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal. Não é quantidade de proteínas mas o equilíbrio entre elas que a torna de alto valor biológico. Para quem quer recuperar e manter os músculos é um caminho, importante para acelerar o metabolismo e, com isso, queimar mais calorias.
As formas da quinua são:
- Farinha - compor receitas de pães, massas, bolos e tortas. Dica - Utilize 20% do farináceo da receita original e apenas complete com a farinha de quinua, porque pode deixar um sabor residual forte.
- Flocos - Salpicar em frutas, bater com leite ou iogurte.
- Grãos - Usados em saladas ou substituto do arroz. Dica - como substituto do arroz cozinhe em fogo baixo seguindo a proporção de duas xícaras e meia de água para 1 de quinua, senão vira papa.
Qual das 3 formas é melhor para obter seus benefícios? O grão conserva melhor os nutrientes do que derivados como a farinha. O ideal seria cozinhar ou assar.
Infelizmente seu preço é um pouco salgado... Mas é aquilo que já comentei aqui no blog, compensa investir na sua saúde sempre!!! E um pacotinho rende bastante, pois quando cozinha quinua ela triplica de tamanho!!!!!
Infelizmente seu preço é um pouco salgado... Mas é aquilo que já comentei aqui no blog, compensa investir na sua saúde sempre!!! E um pacotinho rende bastante, pois quando cozinha quinua ela triplica de tamanho!!!!!
Vamos a receitinha do Nhoque:
Ingredientes: 170g farinha de quinua
1 xic de espinafre cozido e picado (200g)
1 xic de parmesão ralado (80g)
2 xic de água e sal à gosto
Preparo: Ferva a água com sal. Junte a farinha de quinua e mexa continuamente. Deixe cozinhar até que fique bem espessa. Retire do fogo e adicione o espinafre (refogado em água bem picado). Misture bem. Abra a massa em 2 cm sobre uma superfície lisa. Deixe esfriar e corte em quadrados ou círculos. Coloque em uma forma, polvilhe o parmesão e regue com fio de azeite de oliva. Deixe gratinar em forno bem quente! Sirva em seguida!!!!
fonte: site Minha Vida
A receita rende 4 porções, de onde peguei a receita diz que cada porção possui 271,5kcal, mas vou ser sincera, refiz os cálculos, tem muito parmesão e farinha que é calórica, então abaixo é meu cálculo de calorias de acordo com os ingredientes da receita.
Calorias por porção: 539,07kcal e 5,7g de fibras!
Vc pode trocar o queijo parmesão por queijo mussarela, tem menos calorias e menos sódio! E a porção teria 512,5kcal. Para uma refeição está ótimo!
Lembrando: as vantagens de qq alimento só serão aproveitadas se a ingestão desse for acompanhada de hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada e a prática de atividade física!!!!!
Espero que gostem!!!
by Alê
Nenhum comentário:
Postar um comentário