terça-feira, 27 de maio de 2014

Na onda da Tapioca


Ainda pequena quando eu morava na minha querida terrinha, Belém do Pará, nos fins de tarde era de costume ir à pracinha atrás de barraquinhas de tapioca, feita na hora com manteiga quentinha! Que delícia! Ahhh que saudade. 

Na minha última ida a Teresópolis, região serrana aqui no Rio de Janeiro, achei uma barraca que vendia tapioca na feirinha tradicional da cidade, a fila estava ENORME!!!!!! Sério, até desisti. O motivo da procura? Vcs já vão entender...

tapioca, também conhecida como beiju, é o nome de uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena, típica das regiões Norte e Nordeste, feita comfécula extraída da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, tapioca, goma seca, polvilho ou polvilho doce. Essa iguaria sendo espalhada em uma chapa ou frigideira aquecida, coagula-se e vira um tipo de panqueca ou crepe seco.

A tapioca vem sendo consumida por muitas pessoas que desejam perder peso. Ela entra no cardápio substituindo o pão com algumas vantagens sobre ele. É um alimento prático e com poucas calorias. O que o torna uma bomba calórica é o recheio que é escolhido...

Em sua composição não contém gordura, glúten e sódio e não é necessário utilizar o óleo em seu preparo, ela é composta apenas de um único componente, a fécula de mandioca. Tem como principal nutriente o carboidrato (amido), baixo teor de fibras e proteínas.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Porção de 20g (1 colher de sopa)
Quantidade por porção
%VD (*)
Valor Energético
     66 kcal
%
Carboidratos
16 g
 5 %
Proteínas
0 g
  0 %
Gorduras Totais
0g
0 %
  Gorduras Saturadas
0 g
0 %
  Gorduras Trans
0 g
**
Fibra Alimentar
0 g
0 %
Sódio
 mg
0 %
(*)Valores diários com base numa dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
(**) VD não estabelecido.

                                                            FONTE: TACO 4, 2011

Tendo como fonte principal o amido, consumido em excesso engorda sim, afinal não deixa de ser um carboidrato, sendo ideal consumir de 1 a 2 unidades por dia, senda cada uma feita com 2 e colheres de sopa (40g) e sem os recheios calóricos. Evitar leite condensado, chocolate, doce de leite, manteiga. Dar preferência ao azeite, queijos magros, folhas, frutas, legumes, ovo, alimentos que agreguem valor nutricional e fibras à tapioca. Ela possui alto índice glicêmico (IG), elevando a ação da insulina e sendo absorvida rapidamente, ou seja, diminui a saciedade. Ótima opção para pré-treino por essa rápida digestibilidade e garantir uma boa quantidade de energia, mas em contra partida não é bom pra quem deseja emagrecer ou controlar o diabetes, para aumentar essa saciedade basta acrescentar Chia à massa, já falei aqui no blog, reduzindo o IG e agregando uma boa quantidade de ômega 3.

Modo de preparo é muito simples, basta comprar a goma de tapioca já hidratada, uma frigideira e seguir as instruções da embalagem, não tem mistério. Não esquecer de acrescentar a chia à massa. Agora, o que pode-se usar como recheio que não torne a tapioca uma vilã na sua alimentação? Algumas sugestões abaixo:

Para café da manhã ou lanche
  • ovo mexido com orégano
  • geléia sem açúcar
  • frutas da estação
  • banana aquecida no microondas com canela


Para almoço ou jantar
  • ricota com tomate e orégano
  • ovo mexido com seleta de legumes
  • Pizza (substitui a massa tradicional por uma tapioca) colocando molho, mussarela de búfalo manjericão
  • frango cozido desfiado com cenoura e brócolis

O valor médio de um pacote de 1kg é R$5,00. Muito bom!
Ahhhh, vale também comer ela pura com um cafezinho!

É isso aí, espero que aproveitem essa dica. Muito bom estar de volta!
Até a próxima, bjs

by Alê




2 comentários: