segunda-feira, 1 de julho de 2013

Macarrão engorda?

Olá!

Macarrão não engorda!!!!! Só engorda se o consumo for excessivo ou quando se erra no acompanhamento usado, o molho. Já comentei aqui no blog sobre o melhor molho, veja aqui. Esse alimento faz parte da base da Pirâmide Alimentar Brasileira, juntamente com cereais, pães, tubercúlos e raízes. Atualmente há um destaque para o consumo de uma fonte de gordura monoinsaturada (como, azeite de oliva) na base da pirâmide, juntamente com incentivo de atividade física e consumo de água! Lembrando que cada país tem sua Pirâmide adaptada de acordo com característica da sua população.
                                                                                        Philippi et al

O macarrão possue carboidratos complexos, considerado um alimento com baixo nível glicêmico, fonte de energia facilmente disponível, onde a saciedade é prolongada devido a digestão desse alimento pelo organismo ser mais lenta. Dentro dos carboidratos complexos prefira os alimentos que são feitos de grãos integrais, que além da saciedade que promovem ainda contam com alguns nutrientes extras como vitaminas do complexo B e ferro. E ao contrário, os carboidratos simples que são absorvidos mais rapidamente pelo organismo, ou seja, com menor saciedade levam a um maior consumo de alimentos de forma desnecessária.

Algumas dietas malucas eliminam de vez os carboidratos, só favorecendo a males como dor de cabeça, irritação, cansaço físico e mental. O macarrão é fonte de energia saudável e tem menos calorias que o arroz.... 100g de marracão cozindo possue 109kcal contra 164kcal de arroz cozido, na mesma quantidade.

O tipo de trigo empregado e o processo de fabricação interferem no valor nutricional do macarrão. Geralmente ele tem baixas concentrações de sódio, gordura e colesterol. Então vamos conhecer alguns tipos de massa de macarrão.

Massa c/ sêmola: elaborada com uma farinha de trigo mais nobre, chamada farinha de trigo tipo 1, resultando numa massa mais clara. A sêmola é um derivado do trigo, consiste na parte mais nobre do trigo, contendo a maior parte das proteínas contidas nestes.  E essas proteínas são responsáveis pela textura da massa após cozida, al dente. Nas embalagens desse tipo de macarrão está escrito livre de colesterol.

Massa c/ ovos: elaborada com adição de 3 ovos por quilo de farinha, ficando a massa mais macia e soltinha e com alto teor de proteínas.

Massa grano duro: elaborada com um trigo especial chamado DURUN (utilizada na fabricação de macarrões italianos). A massa fica soltinha, mas al dente.

Massa integral: elaborada com farinha de trigo integral, contendo muitas fibras em suas composição.

Massa fresca: é feita com semolina de trigo, deixando a massa mais leve, mais macia e al dente. Uma das etapas finais de sua produção passam processo parcial de secagem para retirar o excesso de água absorvida em suas etapas anteriores. São geralmente comercializadas sob refrigeração.

Massas pré-cozidas: algumas massas para lasanhas e massas curtas passam por um processo que parte do amido se gelatiniza e depois por um processo de secagem, resultando numa massa com rápido processo de preparo.

Comparando as tabelas nutricionais de várias marcas de macarrão do tipo sêmola e de ovos, não achei diferenças significantes na maioria delas, apenas certas marcas apresentam-se mais calóricas do que outras, confiram a tabela nutricional na hora da escolha.  Como falei as calorias entre esses dois tipos de massas são praticamente iguais (por exemplo 80g de macarrão de sêmola possue 110kcal e a de ovos tem 96kcal), assim como a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras e fibras. Uma coisa que me chamou atenção foi a quantidade de sódio no macarrão da marca Piraquê com ovos, aparecendo 13mg desse mineral e todas as outras marcas pesquisadas a quantidade encontrada era 0mg. Isso deve ser em decorrência do processo de fabricação que cada empresa utiliza. A escolha vai do gosto pessoal, eu prefiro a massa com ovos!!

Esses são os tipos mais comuns, porém existe ainda uma variedade enorme de massas orientais, tipos enriquecidos, sem glutén e o famoso macarrão instatâneo, conhecido como "miojo", que tem seu consumo aumentado ultimamente pela praticidade de sua preparação. Mas vale destacar que esse tipo de massa pré-cozida contendo um pouco de óleo em sua composição passa por um processo de fabricação onde inicialmente é cozido, depois perde um pouco da água e depois passa por um processo de fritura. Por isso sua prepação para consumo é rápida, bastando acrescentar água fervente e em alguns minutos estará pronto. Sem contar o concentração elevada de sódio. Os valores de gorduras totais e saturadas variam um pouco de acordo com os sabores e linha de produtos.



Uma boa dica de como consumir esse alimento é salada de macarrão com massa curta, previamente cozida e esfriada, temperada com azeite e alguns temperos naturais. Não precisa colocar maionese!!!!

Até a próxima!!!
bye,bye

Alê

Nenhum comentário:

Postar um comentário